Como limpar o umbigo do bebê? Quais cuidados tomar?

Saiba o que fazer para limpar o toco umbilical.

A limpeza do coto umbilical é uma das muitas dúvidas que uma mãe de primeira viagem carrega. Muitas delas não sabem com fazer a higienização de maneira correta. Não é algo difícil, mas devidos cuidados devem ser tomados. Como limpar o umbigo do bebê? Quais cuidados tomar?

O coto umbilical é só um pedaço restante do cordão umbilical, ele não possui terminações nervosas, o seu manuseio não machuca o bebê. Em média demora entre 1 a 2 semanas para o coto cair naturalmente, mas em alguns casos pode demorar quase o dobro. Durante esse tempo devemos sempre fazer a limpeza dessa região.

Antes de fazer a limpeza lave suas mãos. O coto deve ser lavado três vezes por dia. Utilize álcool 70% e cotonete. Com uma das mãos levante o toco, delicadamente. Com o cotonete embebido com álcool limpe ao redor do toco em movimento circulares. Limpe toda extensão do restante do cordão, começando na base. Repita quantas vezes for necessário, até o cotonete sair limpo. Um leve sangramento é comum, não precisa se assustar. Se tiver secreção ou sangramento exagerados, faça um novo curativo quandro trocar as fraldas.

O bebê costuma chorar durante o processo, mas não é por causa de dor. A temperatura gelada do álcool motiva o choro da criança. Depois da higienização com algodão seque bem o coto para agilizar o processo de queda. No banho utilize sabão neutro e água filtrada. Não atrapalhe a ventilação natural desse local, faça uma ruga na fralda, abaixo do coto umbilical.

Após a queda do toco umbilical

Após a queda do toco, a região deve ser higienizada com algodão e álcool por ao menos 10 dias. Use somente álcool 70%, não utilize mercúrio ou mertiolate, além de causar uma intoxicação eles camuflam qualquer vermelhidão que pode ser uma alergia.

Alguns bebês apresentam o granuloma umbilical, o umbigo incha e vaza um pouco de secreções, procure um pediatra. A hérnia umbilical é bem comum, dificilmente causará algum mal ao bebê e some aos poucos, perto da criança atingir cinco anos.